April 9, 2007

História da Tourada à Corda...

“O Descornado” foi um toiro que marcou a aficion terceirense pela sua bravura.

Tourada à Corda antigamente.


A tourada á corda é já uma velha tradição da Ilha Terceira e Açores, que não se sabe ao certo a sua origem. Algumas pessoas dizem que tem origem devido à influência espanhola que a ilha teve durante a dinastia filipina e principalmente devido à conhecida Batalha da Salga onde o povo largou toiros à tripulação espanhola que desembarcou na baia que deu o nome à própria batalha.
No século XIX aparecem os primeiros ganadeiros na ilha que tinham vacadas incaracterísticas, devido aos vários cruzamentos de diferentes raças bovinas que foram utilizadas na colonização da ilha. Este gado que os ganadeiros tinha também como características ser bravio, devido talvez ao isolamento que tinha da sociedade humana. Posteriormente os ganadeiros do início e meados do século XX como é o caso de Castro Parreira, José Dinis Fernandes e outros trouxeram toiros de raça brava do continente e cruzaram depois com a vacada que existia na ilha, criando assim um toiro com características muito especificas e que hoje é considerado um toiro bravo autóctone.
Nos séculos XIX e XX já há provas de muitas touradas à corda e de toiros que marcaram a aficion terceirense, como é o caso do “90”; “Mulato”; “Gatinho”; “110” ou “Assassino”; “Malhinha”; “Descornado” entre outros que ainda estão na memória dos aficionados mais velhos e que tornaram ganadarias muito famosas na terra como é o caso das ganadarias de José Castro Parreira (extinta) e José Albino Fernandes que é considerada a mais famosa das ganadarias na tourada à corda nos dias de hoje.

No comments: