August 12, 2008

Só Fórró... Que momento tão agradável.

Hoje foi um dia fantástico de mostra (Eu ia dizer "cultura popular", mas não digo; porque, na minha ideia, a noção de cultura popular está associada a uma cultura menor, que as culturas mais pensantes e eruditas toleram. Por isso direi...) capacidades humanas, de prazer de convívio, de celebração da ligação harmoniosa entre gentes de terra com o mar que as cerca. Foi na Horta, no penúltimo dia da Semana do Mar.Vou direito ao assunto de agora. A seguir a ter gravado em filme imagens fantásticas de botes baleeiros a competirem (saudavelmente) entre si no Canal de Vitorino Nemésio e de tantas gerações de açorianos, a caminho de casa cruzei-me com um pequeno grupo de homens que tocava e cantava, parados à frente de um dos restaurantes de rua montados na avenida marginal da cidade, propositadamente para as festividades da semana, e assim animava e fazia sorrir quem à sua volta estava.Meus queridos alunos (os que foram e os que serão), no pequeno acontecimento que vão ver a seguir, há alegria, há inteligência, há prazer no convívio social, há espontaneidade; e o seu contrário, a ritualização. São a espontaneidade e a ritualização que estão na base da (re)criação da cultura que consolida os laços e os afectos entre os membros das comunidades humanas.As imprecisões do documento resultam do momento ter sido inesperado, não poder ser interrompido e repetido em replay; resultam também do fundo musical que vinha de um pouco mais longe daquele local, em que uma banda musical jovem, mais "pesada", estava a ensaiar e a experimentar as colunas de som potentíssimas para a sua actuação à noite; e resultam também da inabilidade técnica do autor das imagens.Obrigado ao grupo Só Fórró, que todos poderão conhecer melhor clicando no título deste apontamento. Serão reencaminhados para o blogue do grupo.Repito, muto obrigado ao grupo Só Fórró!
Desejo-vos muitas felicidades no futuro!
Esta postagem foi elaborada por este blogue: www.fernandonaescola.blogspot.com


1 comment:

Psikus said...

Fico muito satisfeito, e sinto-me muito honrado por publicarem no vosso blogue o apontamento que deixei no meu sobre o momento feliz em que me cruzei convosco, de câmara de filmar na mão, na magnífica celebração da Semana do Mar, no Faial.
Um "pré-aviso": sempre que sentirem as orelhas a arder, pensem se não serei eu, nas minhas aulas, a falar de vocês e a mostrar o vídeo nas minhas aulas, ou aos meus amigos.
Pessoalmente sinto muito orgulho por partilhar convosco a língua e a cultura em que germinou aquele bocadinho tão delicioso, certamente igual a muitos outros momentos que o grupo Só Fórró produziu já junto de tantos portugueses, mundo fora.
Renovo os votos de muitos sucessos e de muita alegria para o vosso grupo.